Posts in Crônica
SENTINELA

Tenho ficado atenta aos dias para garimpar conteúdo para estes colóquios. Vou anotando tópicos e questões. Recorro ao caderno para escrever esta crônica e vejo que a grande maioria das anotações está ligada a tragédias, desgraças, perdas, catástrofes.

Read More
CrônicaGaby Haviaras
Diversidade começa em casa

Como começar esta crônica pós-páscoa sem querer falar de páscoa? A antena intuitiva toda vestida de pelúcia com duas grandes orelhas dando voltas circulares e quando vê, se está dentro de um grande ovo das ideias coberto de laminado colorido.

Read More
CrônicaGaby Haviaras
Pedra, Papel e Tesoura

Um dia desses, escutei uma frase: "minha palavra escrevo na pedra". Pedra? O que será de uma palavra escrita em pedra depois de, por exemplo, uma nova revisão ortográfica da língua portuguesa? Onde muito do que estava certo virou erro de português?

Read More
CrônicaGaby Haviaras
Onde está o seu racismo?

 Já estava com a ponta do lápis rascunhando um assunto para esta crônica, até zapear na televisão e rever "12 anos de escravidão", que mais uma vez me  arrebatou pela crueldade do racismo. Me atravessou. Duas horas de lágrimas, tristeza, revolta e muita reflexão.

Read More
CrônicaGaby Haviaras
Onde está a poesia no seu dia?

Eu cheguei da rua agora, transpassada pelo caos de uma grande capital e lembrei de versos: “de vez em quando Deus me tira a poesia”. Nos jornais do dia inteiro só pedaços de gente, roubo, aumento de impostos, ou seja, nada novo! Pelas ruas?

Read More
CrônicaGaby Haviaras
Coragem

Numa manhã dessas, ainda no despertar da primeira caneca de café, chega um recado da minha mãe no celular: “A vida é efêmera, coragem”. Com uma frase dessas tive que passar a segunda caneca de café para coar o pensamento.

Read More
CrônicaGaby Haviaras
Carta de Amor

Rio de Janeiro,25 de julho de 2016

Meu amor,

O inverno tem sido muito instável por aqui. E mais instável ainda com essa distância que cada vez mais aperta a saudade. O fim de ano aperta a saudade, o meio do ano aperta a saudade, a saudade de um amor aperta a saudade. E

Read More
CrônicaGaby Haviaras
FEMININO, Fonte de Poder!

Tem alguns assuntos que ficam latentes antes de vir para crônica. É importante deixá-los maturar, fermentar. Tenho assistido alguns documentários sobre as mulheres na Índia, no Iran e em diversos lugares do mundo. Assistimos a pouco, o estupro coletivo disponível na rede social mais próxima de você.

Read More
CrônicaGaby Haviaras
VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA

No auge deste caos “ensurdecedor”, a paciência anda ficando na porta de casa, já na saída para o trabalho. Os neurônios seguem fritando e colocando à prova nossos temperamentos, ainda mais destemperados por dias incertos de um governo desgovernado!

Read More
CrônicaGaby Haviaras
Novela à Brasileira

Há duas semanas sento na frente desta folha branca e escassez de poesia me invade. O que paira é a temática “política”, pobre e sínica. Me recuso a falar de política e seus discursos cheios de vazios. A política emerge nos noticiários, mata a poesia, a feição pelo próximo.

Read More
CrônicaGaby Haviaras
Boas Escolhas

Numa dessas conversas esta semana com uma amiga, que me contando sobre seu mestrado em arquitetura disse: “na sala, a professora perguntou se alguém tinha comprado um livro de poesia: só eu e uma outra aluna levantamos a mão”.

Read More
CrônicaGaby Haviaras