Budismo, uma nova caminhada! _/\_

 Namu Amida Butsu 🙏🏼

Namu Amida Butsu 🙏🏼

No dia 2 de Setembro eu recebi o presente de ser iniciada no Budismo Shin, um lindo jeito de começar o mês e uma nova primavera. É um novo caminho, novas experiências que se apresentam nesta etapa de vida. Durante três dias no Templo Nambei Honganji aconteceu o Ho On Ko, uma celebração em homenagem ao mestre Shinran fundador do budismo shin, dias lindos de convívio com amigos recentes e muitos senhores e senhoras descendentes de orientais, que basicamente são a maioria nestas cerimônias.

Minha caminhada na espiritualidade começou cedo, minha mãe me colocou na evangelização Kardecista com 7 anos e fiquei lá até os 14 anos. Aprendi muito como cidadã, como coletivo, respeito ao próximo além de entender que há outros lugares para nos conectarmos além da materialidade. Depois segui meus passos, frequentei umbanda durante 10 anos. Anos de lindas experiências, limpezas, aprendizados e imagens para sempre na minha memória.

Mas sempre acreditei que o caminho da espiritualidade te leva ao auto conhecimento e por consequência te coloca em movimento por diversos outros mundos de você mesmo. Por isso aceitei o primeiro convite para participar de um retiro budista em abril deste ano. Fui sem nem mesmo perguntar como era e o que encontraria pela frente, apenas me lancei de cara no vento. E durante três dias de um evento que se chama Otera Taiken, vivência de templo, eu fui fisgada.

FullSizeRender.jpg

Em menos de 5 meses frequentando o templo, as reuniões e já fazendo parte de um projeto budista chamado Papo de Dharma eu não tive dúvida em fazer a minha iniciação, o Kikyoshiki. Fiquei muito emocionada no momento da cerimônia, muitas coisas passaram na minha cabeça, uma retrospectiva da minha caminhada espiritual e o quanto fazia sentido estar ali naquele momento. No momento da tonsura (uma espécie de raspagem sem navalha) me emocionei muito, choveu nos meus olhos.  E o mais curioso é que tinha um bebe fazendo sua iniciação junto comigo, 👶🏽🙏🏼 rs! Uma cerimônia com todas as idades. Nesta cerimônia nós recebemos nosso nome Búdico, o meu é Koyu que significa a Luz do Buda Amida.

Eu compartilho com vocês esta experiência por achar importante a busca da espiritualidade, seja ela qual for, e o entendimento que não somos apenas esta matéria e que há muito mais descobertas quando nos propormos ao auto-conhecimento através do religare. E creio cada vez mais que para estarmos neste mundo e evoluirmos na caminha e aprender com os movimentos e escolhas da humanidade temos que ter espiritualidade. Um nos nossos mestres desta escola, Rev Ricardo fala que '“o budismo é uma viagem de você até você mesmo".

Aos senseis ⁨Mauricio Sensei⁩, Sensei Jean⁩, ⁨Sensei Hernan,⁩ sempre com o olhar brilhando e ouvidos atentos aos nossos corações. Ao ⁨Rev Wagner Hakushin⁩ que mesmo de longe vibra intensamente e me abriu os olhos para um encontro especial. Vocês nos proporcionam uma das coisas que mais acredito, a convivência e a construção da relação pelo afeto. Eu já olho pra vcs e vejo amigos! obrigada!

E a Everton Asao, que foi meu rastelo humano ao me apresentar este caminho e tantos outros que diariamente somamos: de construção, de auto-conhecimento, reflexão, confrontamento, parceria e por se tornar meu companheiro e me presentear com o Budismo e com uma família. Te amo.

IMG-4153.JPG


#NAMUAMIDABUTSU


Caso você se interesse por este assunto, seguem alguns sites de pesquisa. Links importantes :

www.amida.org.br

www.jodoshinshu.com.br

www.jodoshinshu.com.br/index.php/videos/

www.honganji.org.br

www.sobrebudismo.com.br

Sugestão de livros para começar :

Budismo: uma introdução concisa

Tariki

Doutrina de Buda

A Espiritualidade Budista volume 1 e 2