O seu corpo pensa?

Pinterest

Pinterest

No meu texto passado compartilhei com vocês minha pesquisa sobre criatividade e deixei para um segundo texto a continuação do assunto para falar de CORPO INTELIGENTE!

Você já pensou se seu corpo é inteligente? Se seu corpo pensa? Se seu corpo é criativo?

Estas perguntas devem levar a respostas ligadas a: “nunca dancei”, “não pratico esportes”, “sou atrapalhado”, “derrubo tudo” ou algo desse tipo. Quando na verdade todos nós temos e/ou podemos desenvolver um corpo inteligente pois não está ligado a formas, músculo ou habilidades.

Desde crianças somos ensinados a estudar, ter conhecimentos, habilidades mentais e raciocínios rápidos e habilidosos. Nunca a pensar com o corpo! Os que desenvolvem um corpo inteligente desde a infância normalmente o fazem sem refletir sobre isso, talvez porque praticaram atividades físicas com instrutores legais que provocavam autoconhecimento.  

Pinterest

Pinterest

Lembro de visitar uma amiga com um bebe de 9 meses engatinhando, quando ele para com a cabeça perto da mesa de centro e ela fala: “filho, para e observa onde você está, olha o espaço e observa que tem a mesa atrás da sua cabeça, vai um pouco pra frente”. Ele ouviu e foi pra frente. Naquele instante pensei: podemos sim desde crianças estimular a pensar CORPO + ESPAÇO + AÇÃO!

 Desenvolver um corpo inteligente está ligado a autoconhecimento!

Saber observar e ler o seu corpo é desenvolver sua conexão com ele. Os ritmos de digestão, intestino, hormônios, os desenvolvimentos das doenças psicossomáticas, e o ritmo dele que varia com nosso dia a dia.

Saber perceber e colocar o seu corpo no espaço é saber pensar com o corpo. Onde você se posiciona dentro de um ônibus, as dimensões que você está ocupando neste espaço coletivo, por exemplo quando está com bolsas e mochilas. Como você se porta numa reunião, seus gestos e postura falando o tempo todo, e as vezes até dando recados opostos à sua fala.

Saber conhecer o seu corpo é entrar em contato com a sua sexualidade, é quebrar seus tabus e suas couraças de traumas físicos. Sim, todo trauma cria uma cicatriz no corpo. Não tocar seus órgãos genitais, não aceitar e não desenvolver sua sexualidade é bloquear a oportunidade de um corpo pensante, inteligente.  

Sexualidade é criatividade, é abundância de criação e projetos de vida!

Quantas pessoas esbarram na gente nas ruas, quantas crianças passando com suas mochilas de rodinha em cima do pé de todo mundo e estão sem coordenação motora, quanta gente senta num coletivo e atrapalha a visão de outras pessoas se coloca mal no espaço. Normalmente atribuímos isso a má educação, mas antes disso vem um corpo que não foi estimulado a pensar a se colocar no espaço de forma inteligente.

É necessário pensar sobre seu corpo com criatividade! E para desenvolvê-lo e mantê-lo pensando precisamos estimula-lo. Não é uma musculação ou um crossfit que vai fazer isso. E sim uma prática física que te traga autoconhecimento, observação, contato, quebra de couraças. Porque não tem haver com forma tem haver com conteúdo!  

E quando você desenvolve um corpo inteligente ele fica menos propício a ser vitima das dominações do território do corpo, que a todo momento querem transformar corpos pensantes em prisioneiros ideológicos de um exército que se mexe em blocos: como nos vestir, como nos comportar, como agir na vida!

blogpontog.jpg

Pense mais com seu corpo, você vai se surpreender ele sabe mais do que você imagina! 

Criative-se!

Gaby Haviaras

Instagram @gabyhaviaras



Dicas do Blog*G