Mindful Eating: O Melhor Detox Que Você Precisa Pra Iniciar o Ano Com o Pé Direito

mindful-727x485.jpg

O mindful eating pode ser traduzido como a alimentação consciente, comer com atenção plena ou comer consciente. É a prática de colocarmos toda a nossa atenção no que está acontecendo no momento, tanto física quanto emocionalmente, conectando nosso corpo e suas necessidades ao momento presente.

A atenção plena na hora de se alimentar desperta nosso prazer de simplesmente comer e beber. E também, estar atento aos pensamentos, as sensações físicas e as emoções que estão inclusas no ato de comer.

Consciente Atento X Desatento

A maioria de nós, atualmente, está completamente desconectado à esse ato, que é tão importante para manter o bom funcionamento de nosso corpo, mente e até mesmo, para equilíbrio da nossa espiritualidade. Saímos comendo o que vemos pela frente, distraídos com o celular ou computador, em pé ou dirigindo, sem ouvir o que o nosso corpo tem a nos dizer. E dessa forma, vamos “nutrindo” nossas células inconsciente dos impactos que podem causar à nossa saúde.

Obesidade, distúrbios alimentares e várias outras condições médicas relacionados à alimentação se desenvolvem muitas vezes, pela falta de atenção em nossas escolhas. Você se pergunta sempre: o que comer, como, quando e a quantidade que seu corpo realmente precisa? Você reserva períodos do dia para se alimentar sem que nada o interrompa? Agradece e contempla o momento, atento ao sabor, textura, aroma e quais as sensações daquele alimento em seu corpo?

O Centro Brasileiro de Mindful Eating traz alguns ensinamentos sobre a prática de mindful eating:

Primeiro passo é a escolha de estar consciente no momento presente. Ter a intenção e a atenção ao que irá comer. A respiração é muito poderosa para trazer a atenção para o momento presente. Pratique – faça uma longa respiração antes de começar a comer.

Nutrir e hidratar Ter uma alimentação equilibrada ao longo do dia, dando todo o aporte nutricional que seu corpo necessita para o bom funcionamento: muita água, alimentos ricos em fibras, macro e micronutrientes.

Saborear Dê mordidas consciente: Sinta o aroma, perceba a textura, ouça os sons, identifique os sabores. Ao estarmos conscientes o que estamos comendo, percebemos mais os aromas, a comida em nossa boca, ouvimos os sons que o alimento proporciona, e tudo isso traz um imenso prazer em comer!

Observe Sintonize-se com os sinais de seu corpo. Diferencie entre a fome física ou emocional. Ao perceber seu corpo e notar seus sinais, você será capaz de distinguir a fome física da fome emocional. “Está com fome? Barriga roncando? Estressado? Ansioso? Satisfeito?” Nosso corpo fala pelos sinais, fique atento aos sinais que nos proporciona durante o dia – aprenderá cada dia mais!

No momento Quando comer, apenas coma. Esteja totalmente presente. Evite a multitarefa. Desligue as distrações. Estar presente no momento das refeições é essencial para praticar o mindful eating e desligar as distrações irá facilitar a prestar atenção. Deixe o celular, computador, livro, jornal, TV... e aproveite o momento de sua refeição.

Sem Julgamento Fale com compaixão. Sem “deveria” . Evite regras de dieta. Aceite você. Esteja atento aos seus sinais. Fale com amorosidade. Quando falamos com julgamentos, armazenamos essa energia em nosso corpo. Ouça como fala com você mesmo. Não coloque regras rígidas, deixe as “dietas milagrosas” e ouça seu corpo. Comece com um passo de cada vez e a cada dia terá mais atenção no momento que for comer, uma alimentação consciente.

Fica a dica da chef: Tenha sempre uma garrafinha de água próxima e um snack saudável, como mix de sementes, oleaginosas e frutas secas.

No site da Mindful Eating Brasil, encontrei várias informações interessantes:

http://mindfuleatingbrasil.com.br

Sem inspiração pra cozinhar?

No meu site e Insta, você encontra receitas deliciosas, práticas e de dar água na boca:

www.annagarciachef.com

Insta: @annagarciachef

Abraço e muita luz,

Anna

Dicas do Blog