Dicas & Truques para um Verão Plant Based

Beyond Burger_Grilling Spread-2.jpg

O verão chegou oficialmente e assim como as estações mudam, o mesmo acontece com nossas escolhas alimentares. Muitos de nós sente que aquelas comidinhas deliciosas e mais acolhedoras de inverno, como sopas, massas, famoso arrozinho com feijão já não nos apetecem mais... e por conta desses dias tão quentes, nosso paladar muda e tendemos a preferir alimentos mais leves que refrescam, hidratam e dão energia, como saladas frescas, sucos e smoothies.

Quando estamos nos adaptando à alguma dieta em busca de uma vida mais saudável, a palavra “férias" pode criar um pouco de ansiedade. Afinal de contas, acabamos nos deparando com muitas tentações, como longas esperas em aeroportos, lanches de bordo ou na estrada, e também estarmos cercados de amigos e familiares que adoram se esbaldar.

Veja como é fácil curtir as férias de maneira saudável e ainda melhorar os níveis de energia, manter cabelo e pele bonitos e hidratados:

1- Abra a sua mente para novas possibilidades!

Algumas pessoas acreditam que uma dieta saudável pode ser cara e difícil. Mas a verdade é que você pode fazer escolhas inteligentes para se nutrir sem que isso te custe muito. Se dê uma chance para explorar novas possibilidades e sua criatividade.

Um bom óleo de coco é o parceiro ideal. Ele é versátil e pode ser utilizado na cozinha e também nos cuidados pessoais. Ao invés de levar um monte de coisa, só o óleo já dá aquela ajuda. Pode ser usado:

- Em vitaminas e sucos - Para saltear, refogar e assar - Em receitas de bolos, sorvetes e cookies - Como protetor e hidratante para cabelos e pele. Basta aplicar diretamente ou misturar ao seu creme - Como esfoliante corporal, juntamente com um pouco de açúcar de coco - Como removedor de maquiagem. Basta fazer uma pastinha com um pouquinho de

bicarbonato de sódio e lavar o rosto

2- Planeje e estará sempre preparado! Faça pesquisas sobre restaurantes e outros locais onde você consiga encontrar opções veganas. Existem várias alternativas saudáveis e também de hambúrgueres, pizzas e outras delícias. Procure sobre Salad & Juice Bars e também por delivery de cardápios naturebas.

3- Faça seu “kit-viagem”. Eu, além de levar muitas comidinhas, sempre que possível, carrego minha faca, raladores, temperos e liquidificador. E é um arraso, pois acabo fazendo várias receitas pra compartilhar com todo mundo.

Sugestão da chef:

- Mix de sementes, frutas secas e oleaginosas, para lanchinhos entre refeições ou para complementar o café da manhã - Barrinhas de cereais: leia o rótulo, pois existem marcas que carregam no açúcar, maltodextrina e conservantes diversos. O ideal é que seja o mais natural possível - Frutas frescas + pequena porção de oleaginosas - Palitinhos de cenoura - Chips de vegetais - Shakes protéicos

4- Aprenda a fazer substituições saudáveis!

Adotar hábitos alimentares plant based não significa abrir mão dos seus favoritos. Esteja você cozinhando em casa ou comendo fora, procure substituir esses itens no seu dia-a-dia:

- Leite de vaca ou cabra POR Leite vegetal (amêndoa, castanha, aveia, arroz, coco)

- Manteiga ou margarina POR Gorduras saudáveis (azeite de oliva extra-virgem,

abacate, óleo de coco, manteiga de oleaginosas

- Queijos POR Queijos vegetais (faça seu próprio queijo e requeijão com oleaginosas,

inhame, painço, sementes de girassol)

- Sorvetes POR Frutas congeladas batidas no liqui (banana, polpa de coco verde com

frutas vermelhas, manga, abacate com chocolate ou pistache ficam uma delícia)

- Maionese POR Maionese vegana ou artesanal (com oleaginosas, inhame, painço, sementes de girassol)

- Proteína animal POR Proteína Vegetal (tofu, tempeh, leguminosas)

- Mel, açúcares industrializados POR Melaço de cana, agave, maple syrup, pasta de

tâmara

5- Hidrate-se! Neste calorão, nosso corpo precisa de mais hidratação! Então, a dica é abusar de chás de ervas geladinhos, muita água de coco e sucos naturais! Se bem conservadas, essas bebidas são uma ótima alternativa! Garrafinhas e bolsas térmicas com placas de gelo é tudo o que você precisa!

Dê preferência à produtos naturais e frescos e evite produtos de caixinha, que são ricos em açúcares e conservantes e pobres em nutrientes:

- Água de coco direto do coco - Chás de ervas feitos em casa - Sucos de vegetais e frutas prensados na hora

6- Seja feliz! Você está de férias! Perfeição nem sempre é possível. Opções vegetarianas e veganas são possíveis porque há muita gente nessas dietas ou com restrições alimentares.

O mais difícil é evitar frituras, carboidratos e alimentos altamente processados. Não se abale. Coma uma pequena salada antes de cada refeição, se puder, comece o seu dia com água morna com limão ou um chá desintoxicante e um café da manhã com boas fontes de gordura e proteína, que sustentam por mais tempo.

Concentre sua energia no tempo com a família e amigos e divirta-se.

Abraço forte e muita luz,

unnamed.png