COMO UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PODE MUDAR A SUA VIDA?

alimentacaosaudavel

A maioria das pessoas tende a pensar em doença em termos absolutos: ou você tem a doença (como pressão alta, diabetes, distúrbio gastrointestinal, doenças autoimunes etc) ou está perfeitamente saudável. Mas geralmente é uma longa jornada entre não ter umadoença e a doença nos acometer.

Hábitos alimentares saudáveis podem ajudar a prevenir ou reverter processos de doenças que começam muito antes da manifestação real da doença. E eu só entendi o quão verdadeiro era isso, em 2013, quando fui diagnosticada com artrite reumatóide e fibromialgia (doenças autoimunes, onde as células do próprio corpo começam a se atacar e degenerar as articulações).

Na verdade, eu sempre fui uma criança e jovem muito doente. Sofri com a baixa imunidade, excesso de peso (efeito sanfona resultado de dietas radicais e à base de inibidores de apetite), disfunção hormonal e muitas inflamações por todo o corpo (gastrite, tendinite, rinite, otite, entre outros). E por anos, não fazia ideia de que a forma com que eu me alimentava e o estilo de vida que levava estavam contribuindo para isso.

Eu achava que era a genética e não teria como ser diferente da minha família. Foi uma vida de escolhas nada saudáveis, com uma dieta baseada em produtos altamente processados e não, comida de verdade, que vem da terra e nos traz os nutrientes necessários para formação das nossas células, tecidos, hormônios e imunidade.

Doenças autoimunes são consideradas “incuráveis” pela medicina convencional. Mas ainda assim, acredito que possa ser feliz, mais saudável, me sentir bem comigo mesma e ter um corpo, mente e espírito em total equilíbrio – sem limitações. E foi com a ajuda de vários profissionais, que venho até hoje descobrindo como viver melhor; e investindo numa longevidade saudável e capaz de viver com autonomia por muitos e muitos anos. Veja alguns hábitos alimentares saudáveis que podem transformar a sua vida:

- Coma mais:

•Alimentos frescos, integrais e à base de plantas, como frutas, vegetais, grãos integrais

• Gorduras de boa qualidade, como azeite, abacate, óleo de coco, chia, linhaça, castanhas

•Alimentos fermentados e bebidas probióticas, como picles, kombuchas, kefir, Rejuvelac, Kimchi, Sauerkraut

•Beba muita água e chás de ervas

*Água e alimentos naturais integrais são antiinflamatórios, antioxidantes (previnem envelhecimento) por serem ricos em fibras, vitaminas, minerais e pobres em açúcar. Eles ajudam a prevenir doenças crônicas, melhoram seu humor, protegem seu coração e evitam o excesso de peso, entre outros benefícios.

- Reduza ou elimine produtos processados, com glúten, lactose, caseína, alta concentração de açúcar, transgênicos, como:

•Massas, pães, enlatados, congelados, doces e biscoitos, sorvetes, refrigerantes

•Sucos de frutas de prateleira (pois alta concentração de açúcares e quase nenhum nutriente). Sucos frescos também possuem alta concentração de açúcar. O ideal é comer a fruta fresca ou combinar verduras e sementes, para um suco completo

•Produtos de origem animal, como leite, queijos, presunto, bacon, churrasco etc

•Álcool, cigarro e hábito de tomar remédio sem prescrição médica

Tudo isso contribui para processos inflamatórios e baixa da imunidade. Aqui no Brasil, existem vários profissionais de quem eu sou fã e produzem conteúdos de alta qualidade para àqueles que, assim como eu, tem fome por uma alimentação de qualidade:

Dr. Vitor Sorrentino - @drvictorsorrentino

Dr. Barakat - @institutodrbarakat

Flávio Passos - @flaviopassos.puravida

Alana Rox - @alana_rox

Alessandra Luglio - @aleluglio

Sem inspiração pra cozinhar? No meu site e Insta, você encontra receitas deliciosas, práticas e de dar água na boca:

www.annagarciachef.com

Insta: @annagarciachef

Abraço e muita luz,

Anna