CAPACITRANS: pessoas trans também sonham!

Turma Capacitrans

Turma Capacitrans

A colunista que hoje vos fala nunca sonhou em se descobrir uma TRAVESTI, uma pessoa Trans...sabe? O Sonho se confunde com a realidade da exclusão, do preconceito e do extermínio social que vivemos (quem poderia SONHAR com um absurdo desses?). Mas isso não nos impede de sonhar e realizar!

Desde criança, era perceptível meu talento para desenho de moda e meu gosto criativo, mas o preconceito familiar silenciou isso por anos. Dai veio a adolescência e maturidade (como Gay ainda encontrava trabalhos, mesmo com muitas discriminações tipo: ”corta esse cabelo, imposta mais essa voz, não fale de suas sexualidade aqui, etc) Me tornei cabeleireira e maquiadora por achar que era um universo onde poderia ser mais LIVRE, ser quem eu era. Ser minha própria PATROA! Empreendedorismo NA MARRA, sabe?

Desde que abri meu primeiro salão bem humilde fui me empoderando da IDENTIDADE REPRIMIDA. Ser quem eu me enxergava e começando a tentar multiplicar isso. Sempre que via gays jovens, meninas bissexuais  tentava cooptar pra meu salão, pra aprender algo, uma profissão pois ser LGBTI no Brasil , requer mais que “LACRAÇÃO", exige Auto Sustentabilidade. Surge dai o  propósito do CAPACITRANS em minha vida, um projeto que visa capacitação de pessoas trans direcionado ao empreendedorismo.

Após mais de 10 anos fazendo isso, por amor aos meus, percebi que poderia fazer mais e comecei a ver em meus iguais, que muitos tinham sonhos de TER SEUS EMPREGOS ou NEGÓCIOS. Sempre confrontando com o obstáculo do preconceito e da “cis-heternormatividade” patriarcal, abracei o sonho, segui intuições e me requalifiquei como empreendedora por um projeto chamado Micro Rainbow International. Fui ampliando meus horizontes e enfrentando o CIS TEMA.

Voltei ao ATIVISMO, fui percebendo a responsabilidade que carregava (muitas vezes esquecendo das minhas necessidades) conheci pessoas incríveis (acreditem heteros, brancos, estáveis que foram abraçando a causa e me apoiando pra não desistir, até financeiramente por me encontrar em dificuldades. Walter Cavalcante foi um grande anjo em minha vida, ai vieram outras: Ivana Ribeiro, Lucas Paolli, minha madrinha Evanir Teixeira, que me ajudou a fazer corte e costura, pagando pra que fizesse, mas eu sempre pensava: E QUEM NÃO TEM A QUEM RECORRER? Como a grande maioria de nós travestis e transexuais que só nos oferecem as ruas e mercado da prostituição e depois nos MARGINALIZANDO quando enfrentamos e respondemos de forma Igual? Somos mais que corpos usáveis e descartáveis, saibam!

O brilho nos olhos foi meu diferencial, NUNCA FOI FÁCIl! Mas tenho o dom da Palavra (gratidão ao UNIVERSO) e ter traquejo, buscar redes, sem ser oportunista, me colocou pessoas certas no caminho, onde muitos de meus iguais tombam.

Fiz um “Pré Acelerador de Negócios” e aprendi a participar de editais, confiei em mim e pela segunda vez lancei o CAPACITRANS, uma forma de ajudar pessoas TRANS excluídas e em vulnerabilidades EXTREMAS, sem querer holofotes, sem me aproveitar de nossas dores, cheguei ao Itaú +Diversidades (um dos 10 projetos selecionados em mais de 300). Um orgulho imenso, pois teria a chance de MOSTRAR esse projeto pro Brasil e quem sabe pro MUNDO um dia.

Vencemos, conseguimos (Junto de mais 7 projetos lindos e grandiosos pela população LGBTI). E agora estamos formando profissionais na área de moda e imagem (cabelo e make), também temos uma turma de empreendedorismo, para ajudar em outros tipos de negócios que não sejam ligados a “MODA”. Temos alunos com sonhos de Pet Shops /Cultura e Literatura/Influenciadores digitais/Gastronomia.

Turma Capacitrans de Moda e Imagem em sua segunda aula prática desfilando!

Turma Capacitrans de Moda e Imagem em sua segunda aula prática desfilando!

Temos tantos TALENTOS, pq só enxergar NEGATIVAMENTE nossa Transgeneridade? Só nos classificar como “Aberrações”? Não me conformo, lutei e luto inspirada em minha própria história, tentando inspirar novas histórias de sucesso! Um Projeto idealizado por uma TRANS para pessoas trans, isso faz diferença!

Hoje somos :

  • CAPACITRANS, um como projeto social de inclusão e capacitação de pessoas trans;

  • Transfiguração (Produção de Vestes Litúrgicas) projeto de auto sustentabilidade

  • Marca #AndréaBrazil - Moda Além de Gêneros!

  • Negócios futuros - projeto para empregar esse POVO TRANS CHEIO de TALENTOS e EXCLUÍDOS...só querendo uma oportunidade.

Fica a Pergunta: Vamos contratar pessoas Trans? Vamos enxergar talentos acima das identidades de gêneros? Essa é nossa META!

Agradecimentos:

Itau + Diversidades, Convergência, Paróquia São Lucas COPACABANA (Padre Luiz Coelho) RJ, Sebrae, Rede Asplande (Coletivo de Mulheres Empreendedoras), Micro Rainbow Brasil, Indianare Siqueira ,Angela Leclery Artista TRANS (que doou a primeira máquina de costura do Capacitrans), Vinícius César (da Marca: Dialeto), entre alguns dos que posso citar! #Gratidão!

Sem o Apoio dessa rede, nós, talvez não saíssemos do papel e garanto, é só o começo! Não vamos PARAR!


Andréa Brazil

Maiores informações no FB da @andreabraziltrans e Capacitrans

Idealizadora do Capacitrans RJ, com muito Amor e Orgulho!


Na última sexta-feira Andréa Brazil recebeu o Prêmio Dandara pelo Capacitrans RJ, Pela Feminilidade em todas as Suas Expressões Pela inclusão!  #RedeAsplande!

andreabrazil_blogpontog.jpg