Alimentos “Amigos” - Descubra o que são e como retardar o envelhecimento comendo o seu botóx!

acervo

acervo

À medida que amadurecemos, naturalmente nossa pele, cabelos e unhas vão perdendo elasticidade, hidratação e firmeza, uma característica que é única durante nossa juventude. Exposição excessiva ao sol, poluição, sedentarismo e má alimentação são os principais fatores que contribuem para a produção de radicais livres em nossas células, que são moléculas que causam o envelhecimento. Os mesmos efeitos visíveis do envelhecimento da pele também afetam a saúde e a vitalidade do seu cabelo e unhas. O cabelo e as unhas se tornam frágeis e menos propensos a crescer.

Mas você sabia que manter hábitos alimentares saudáveis pode ajudar a minimizar e retardar esse processo?

É verdade que consumir os nutrientes certos através de dieta e suplementação pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento. Abaixo está uma lista de alimentos amigos e nutrientes, que segundo estudos científicos, médicos e nutricionistas são essenciais para manter a boa saúde do corpo, cabelo, pele e unhas.

Então vamos comer o nosso Botóx!

PROTEÍNA | A queratina é a proteína fibrosa e resistente que fortalece e protege os cabelos e as unhas. É também um dos principais componentes da epiderme, ou camada mais externa da pele. A pele também depende de proteínas como colágeno e elastina para permanecer flexível e firme. Estas proteínas estruturais são formadas com aminoácidos que vêm de alimentos ricos em proteínas de alta qualidade.

O QUE COMER: Obtenha proteínas vegetais a partir de alimentos como leguminosas, quinoa, cogumelos, folhas verdes escuras, tempeh (alimentos fermentados), amêndoas e sementes de chia.

annagarciachef2.jpg

VITAMINA C | A vitamina C, ou ácido ascórbico, é uma vitamina essencial e cofator na produção de colágeno. Maiores níveis de colágeno fortalecem o tecido conjuntivo do corpo e ajudam a pele a permanecer lisa e firme. A vitamina C também serve como um antioxidante combatendo os radicais livres que envelhecem prematuramente a pele, o cabelo e as unhas.

O QUE COMER: Excelentes fontes alimentares de vitamina C são frutas cítricas, morangos, pimentão, tomate, couve e brócolis cozido.

BIOTINA | A biotina, ou vitamina B7, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de queratina, que é essencial para uma estrutura saudável para cabelos, pele e unhas. As vitaminas do complexo B também apoiam o metabolismo e a renovação das células, para que o cabelo e as unhas possam prosperar. Pessoas com cabelos e unhas fracos são frequentemente deficientes em biotina.

O QUE COMER: Aumente a ingestão de biotina através de alimentos como banana, couve-flor, legumes e abacate.

ZINCO | O zinco é um mineral importante responsável pela divisão celular. Isso significa que é fundamental para a formulação de células mais fortes e saudáveis em todo o corpo. Ele também suporta o reparo de células danificadas. O zinco também ajuda a gerar novas proteínas, como a queratina, que sustenta a estrutura dos cabelos, unhas e pele.

O QUE COMER: Os grandes alimentos à base de plantas que fornecem zinco incluem nozes, feijão, aveia e cogumelos.

SELÊNIO | Se seu corpo não tem selênio, seu cabelo, pele e unhas podem ficar fracos e quebradiços. Isso é porque o selênio estimula o crescimento e fortalece os tecidos conjuntivos. O selênio também protege o cabelo, a pele e as unhas da exposição ao sol e danifica os radicais livres. Ele faz isso liberando enzimas que buscam e destroem compostos de radicais livres.

annagarciachef.jpg

O QUE COMER: Nozes, castanhas do Brasil, arroz integral, cogumelos shitake e sementes de chia são as principais fontes de selênio.

COBRE | Este mineral é necessário para a produção de proteínas como o colágeno e a elastina, que promovem a saúde da pele. Também é fundamental na formulação de novos glóbulos vermelhos que aceleram a cura, enviando oxigênio para tecidos corporais danificados. O cobre também combate os radicais livres e protege a pele e o cabelo da exposição aos raios ultravioleta.

O QUE COMER: Escolha alimentos como feijão, cereais integrais, cacau, verduras e ameixas para acrescentar mais cobre à sua dieta.

ENXOFRE | O enxofre é crucial para a manutenção e o crescimento de uma pele saudável, cabelos e unhas. É um ingrediente crítico necessário para formar aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas. O enxofre também ajuda a eliminar toxinas prejudiciais que comprometem a saúde dos tecidos.

O QUE COMER: Comer nozes, sementes, grãos e vegetais crucíferos é a melhor maneira de incluir o enxofre em sua dieta baseada em vegetais.

SILÍCIO | O silício é um mineral que garante o bom crescimento e funcionamento dos tecidos conjuntivos. O declínio dos níveis de silício no sangue devido ao envelhecimento é parcialmente responsável pela pele fraca, fraca, pelos e unhas. O silício também é um ingrediente chave para a produção de proteínas de beleza, como o colágeno que hidrata e suaviza a pele.

O QUE COMER: Muesli, aveia, alcachofra, feijão verde, aspargos e beterraba vermelha são fontes de silício à base de plantas.

Além de comer, você também pode usar os alimentos para fazer máscaras hidratantes para os cabelos e pele. Mas isso é assunto para um próximo post.

Vale lembrar a importância de procurar a ajuda de um profissional de saúde, como médicos nutrólogos, naturopatas, nutricionistas funcional, Ayurveda e especialistas em alimentação vegetariana (plant based), para um plano nutricional adequado às suas necessidades.

annagarciachef.jpg

Espero que tenha curtido essa dica de beleza da chef ;)

Abraço forte e muita luz,

Anna Garcia

www.annagarciachef.com 

Insta: @annagarciachef

Curso Online Culinária Plant Based: https://www.puravida.academy/annagarcia

Fonte: Neal’s Yard Remedies Eat Beautiful https://www.wellwithinbeauty.com/