A Maternidade e a Maternagem nos tempos modernos

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

A força da vida se faz presente através da maternidade e nas mulheres se apresenta pelo ato de parir e cuidar de seu filhos. Digo que as mulheres que se propõem a ter filhos hoje, tem muito mais apoio, através de vários profissões que se somaram ao longo destes últimos 10 anos, em apoio a maternidade.

Surgiram profissionais que acompanham as mulheres para incentivo ao parto natural, as doulas, que oficialmente deveriam estar presentes também nos serviços públicos. Outras estão no papel de incentivar a amamentação, processo que parece tão natural, como é para os animais, mas muitas mães enfrentam dificuldades para amamentar, e se não ajudadas desistem. A pega do bebe feita de maneira errônea, por dificuldades do freio lingual ou um lábio raso; ou alterações do formato do bico do seio, as fissuras e engurgitamentos mamários, dificultam a amamentação. E aquilo que tinha sido idealizado acaba se tornando um tormento, e trazendo muitas tristezas e decepções para a maioria das mamães. Além da culpa gerada por não ter conseguido amamentar seu filho.

O instinto maternal é biológico e natural. Diferente é maternar, que é de cuidar de seu filho. Engravidar é um ato as vezes não desejado, mas maternar é uma escolha: cuidar com carinho, amamentar, acalentar. Mas maternar inclui não só amamentar, mas incluir este ser no mundo das coisas, na vida doida aí fora das nossas grades domiciliares. Gerar autonomia.

Profissionais que ajudam a organizar o sono de seus filhos e a alimentação. Tudo está a seu dispor. Porque será que antigamente as mamães se viravam mais fácil, sem todos estes profissionais? Os conselhos eram das vovós, que hoje já não valem mais, porque o mundo deu um giro muito grande? Essas sabedorias foram abandonadas?

Creio que na verdade, parece que o tempo passa rápido demais e não temos tempo para os filhos, pois mamães modernas trabalham e se dividem entre trabalho, lar e família. Tempos difíceis para as mulheres. Mas elas são muito corajosas, quando nestes tempos, se agarram ao parto natural e a amamentação.

Precisamos gerar seres seguros, íntegros, que possam crescer e andar com suas pernas e construir um mundo melhor. Parafraseando Hahnemann no seu livro “Organon da Arte de Curar” para que alcancem os mais altos fins da existência.

Aproveito e deixo aqui a indicação de dois blogs com estes assuntos e alguns livros e qualquer coisa comente neste post!

Amamenta Floripa

Manas de Peito Amamentação  

Amamentay

Beijos Hayde

Instagram @hayde.haviaras

Dicas do Blog.G