7 Dicas Plant Based para o seu Carnaval!!!!

carnaval_blogpontog.jpg

O carnaval está quase aí e muitos de nós aproveitam o feriado pra viajar, cair na folia e esquecemos de dar a devida atenção à saúde:

- Bebemos em excesso - Nos alimentamos mal - Dormimos pouco

Estressamos nossos corpos sem lembrar que o carnaval acaba e os sintomas dos excessos cometidos permanecem ainda um bom tempo.

O meu carnaval este ano será participando de um grupo de detox alimentar plant based lá em Minas, longe da agitação dessa linda festa brasileira. Vou aproveitar para ler, descansar e também iniciar o 1o ciclo de detox de metais pesados do meu corpo. Isso significa voltar à rotina mais leve, com o corpo forte e muita disposição (que vocês poderão acompanhar nos histories do meu Insta @annagarciachef).

Mas para aqueles que já escolheram a fantasia e esquentando os tamborins, prontos pra curtir o feriado sem perder o pique, vale a pena cuidar da alimentação em dias de folia. Para dar aquela energia extra e aproveitar as festas até o fim, confira algumas dicas plant based que não podem faltar!

  1. Beba para a sua saúde!

    Além da folia, a bebedeira também faz parte da brincadeira. Por isso, para manter o fígado funcionando bem e a ressaca distante, vale investir no consumo dos alimentos considerados crucíferos, que são a couve, brócolis, repolho e a couve-flor. Prefira sucos funcionais:

    coquetéis detox sem álcool e muita água. Mas pra quem curte bebidas alcóolicas, a dica é intercalar um copo d’água entre as bebidas. E não misture!!! Escolha uma bebida e aprecie com moderação. O álcool desidrata e é justamente isso que nos deixa naquela ressaca do dia seguinte. Mantenha-se hidratado e você vai longe!

Sugestão da Chef:

- Sucos verde no café da manhã - Coquetéis de saquê, cachaça, vodka ou espumante, com frutas como morangos, limão, kiwi, abacaxi, adoçados com stevia - Coquetéis sem álcool, com água de coco, água com gás e kombuchas (bebida probiótica, vendida em lojas de produtos naturais em grandes centros)

- Receita de Coquetel detox para alcalinizar. Ajuda a limpar o organismo.

gin-cocktails-BLOGPONTOG.jpg

Para 1L de água com gás:

- Suco de 3 Limões ou 3 gotinhas de óleo essencial de limão

- 1cc de gengibre ralado (ou mais)

- 1/2 xic de hortelã ou 1-2 gotinhas de óleo essencial de hortelã

- Opcional: 1/4 xic suco de salsão e capim-santo centrifugados, folhinhas de manjericão, salsinha

- Adoçar com Stévia ou Agave, a gosto

Preparar os ingredientes e misturar à agua, na própria garrafa. Reserve em geladeira e sirva em taças.

Para a versão com álcool, basta preparar o coquetel mais concentrado e docinho. Adicione a dose de álcool de sua preferência, gelo e rodelinhas de limão e manjericão ou hortelã.

2. Evite álcool de estômago vazio.

O álcool aumenta o apetite e diminui sua capacidade de controlar o que você come. Então, as chances de atacar aquele hambúrguer ou pizza enormes, se tornam maiores. O ideal é se alimentar com mais frequência e de maneira mais leve, para manter a energia e o aporte nutricional adequado ao longo do dia.

3. Abra espaço para as frutas e vegetais!

Evite as farturas à mesa: massas tradicionais, churrascos apenas com carnes, pizzas, sanduíches, sorvetes... pois esses alimentos são super pesados. E isso acaba tirando nossa energia. Por isso, geralmente, nos sentimos tão cansados depois de um churrasco ou almoço farto.

grilled-thai-veggie-skewers-5.jpg

Sugestão da chef:

-Não se esqueça das saladas, como acompanhamento de todas as refeições.

-Faça churrascos com legumes no espeto bem temperadinhos, tipo: cebola, pimentões, tofu, cenoura, abobrinha, beringela.

-Prefira sanduíches com legumes e saladas, numa folha de wrap de couve. Fica uma delícia!

4. Faça uma refeição completa antes de sair de casa:

Com carboidratos complexos, proteínas e gorduras de boa qualidade. Leve lanchinhos, como: Amendoim, Mix de frutas, sementes e castanhas, Barrinhas de cereal, Crocante de grão-de-bico. Se for vegano, os cuidados devem ser redobrados, pois na rua, geralmente não há muitas opções veganas.

Sugestão da Chef:

Poke bowl.jpg

Poke Bowl - esse típico prato havaiano que tem feito sucesso também aqui no Brasil, é uma super alternativa para se alimentar de forma prática e saudável. Ingredientes:

-1/2 xic de arroz cozido (japonês, integral, branco, negro)

-1/2 xic de tofu firme em cubos grelhado (defumado, com ervas ou tempeh)

- 1/2 xic de edamame (grão-de-bico, grãos de feijão cozido ou qualquer outra leguminosa)

- 1/4 pepino japonês em cubos

- 1/4 de abacate ou 1/2 avocado

- 1/2 xic de repolho roxo picado

- Suco de limão a gosto

- Sal, semente de gergelim branco e negro, picles de gengibre, folhinhas de nori em lascas - Opcional: Hortelã e outras ervas aromáticas - Opções de Molho: shoyo/ teriaki/ óleo de gergelim torrado/ azeite e limão/ balsâmico/ Sweet

Chilli Sauce (molho de pimenta doce)

Numa tigela média, coloque o arroz no meio. Com cuidado, coloque os outros ingredientes ao redor do arroz, para uma tigela linda e colorida. Decore e bom apetite!

5. Menos gorduras e cafeína

Para quem exagerou na dose, outra boa dica é ficar longe dos alimentos gordurosos e da cafeína. Esses alimentos sobrecarregam o fígado que, coitadinho, tem muito trabalho na quarta-feira de cinzas para fazer seu corpo todo voltar ao normal!

6. Lembre-se também de priorizar boas horas de sono e descanso (sempre que conseguir).

Com essas dicas, dá pra curtir a folia e deixar a ressaca do pós-carvanal pra trás, pra começar o ano com muita disposição e alegria.

7. Divirta-se!

BOM CARNAVAL!!!

Abraço e muita luz,

Anna Garcia

www.annagarciachef.com

Insta: @annagarciachef

Curso Online Culinária Plant Based: https://www.puravida.academy/annagarcia